Blog

Eficiência Energética: Europa na dianteira

19 de maio de 2016

No domingo, 8 de maio de 2016 a Alemanha bateu um novo recorde na geração de energia renovável. Graças a um dia ensolarado e com bastante vento, em um dado momento, por volta de 13h, as usinas de produção de energia solar, eólica, hídrica e de biomassa estavam fornecendo cerca 87% da energia consumida, segundo noticiado por qz.com.

Eficiência Energética
Devido ao sistema tarifário existente nesse país, os preços da energia ficaram negativos por algumas horas. Devido a este pico de produção os consumidores comerciais acabaram sendo pagos por consumir energia.
Os ventos continuam bons pela Alemanha, no domingo seguinte, novamente o recorde foi quebrado. A energia renovável produziu 45.5 GigaWatts de uma demanda de 45.8, batendo quase 100%.

Mas esta foi uma situação favorável, resultante de conjunção das condições climáticas do momento. A média em 2015 na Alemanha foi de 33% do uso de energia renovável.

Eficiência Energética evoluindo na Europa

Outros países como Dinamarca, em alguns momentos produzem mais energia, neste caso por turbinas eólicas, que consegue consumir, ocorrendo exportação de excedente para países vizinhos.

Eficiência Energética

Portugal, onde três anos atrás a produção de energia era quase metade por combustíveis fósseis agora alcança quase 48% da produção de energia renováveis.
Na semana passada, por intermédio da produção de energia e também de uma aprimoramento da eficiência energética do país, Portugal ficou 107 horas se mantendo exclusivamente por energia renovável, representando um grande passo rumo á completa autosuficiência, pretendida para daqui a poucas décadas para os principais países europeus.

Fontes:

TheGuardian
Qz.com
Infomoney
Bloomberg

Sites relacionados:
Monitoramento de Energia
Eficiência Energética

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Tags: , , ,