Blog

Z-Wave: automação sem fio, agora com protocolo aberto!

1 de setembro de 2016

Uma notícia bastante importante para quem trabalha com automação residencial sem fio.

Para cada item do sistema de automação conversar entre si, precisa conversar segundo um “idioma” específico, esses idiomas percorrem o caminho com fio ou sem fio. Um dos principais idiomas da comunicação sem fio da Automação Residencial, o Z-Wave passa por mudanças e fica mais aberto, permitindo agora que os dispositivos desta tecnologia conversem com outras tecnologias.

 

O protocolo Z-Wave, um dos mais tradicionais para automação residencial sem fio, utilizado e suportado por inúmeros fabricantes, como Fibaro, Smarthings, dentre outros, tendo produzidos mais de 50 milhões de dispositivos, agora tem sua camada de interoperabilidade aberta.

Protocolo de Automação Residencial sem fio agora domínio público

A Sigma Designs, empresa criadora e detentora dos direitos desta tecnologia, agora permite que terceiros acessem dispositivos que conversam via protocolo Z-Wave sem se tornar um licenciado oficial.

Anteriormente, para lançar um produto compatível com esse protocolo de comunicação, era necessário a empresa fabricante ser filiada à Z-Wave Alliance e contribuir com taxas  e licenças de permissão de uso. Todo esse processo é importante na indústria de modo que o valor recebido proporciona reinvestimento em pesquisa e desenvolvimento para evolução do sistema e inclusão de novos recursos.

Mas agora, numa manobra inesperada talvez, a Sigma Designs abre a camada de interoperabilidade. Isso vai permitir que  fabricantes de produtos de automação residencial, predial, entusiastas e criadores de novos dispositivos IoT (Internet Of Things/ Internet das Coisas) lancem produtos que podem comandar dispositivos Z-Wave de outros fabricantes.

O criador do protocolo espera aumentar a difusão de uso da tecnologia, tornando mais presente e compatível com produtos atuais e novos lançamentos, segundo palavras da própria Sigma: “Ao distribuir publicamente as nossas especificações, estamos criando um recurso para qualquer parceiro que queira trabalhar com o melhor e maior ecossistema de casa inteligente. Esperamos ver ainda mais o envolvimento da comunidade e uma aceleração do desenvolvimento de soluções de casa inteligentes novos e inovadores que adotam Z-Wave, especialmente na nuvem e nos gateways (centrais de automação).”

É preciso esperar para ver novos fabricantes não filiados à aliança Z-Wave lançarem novos produtos. Caso bem aceitos, poderemos ver no médio prazo dispositivos centralizadores como Amazon Echo controlando ZWave e também novos produtos IoT que vão interagir com sensores e controladores ZWave.

Mas informações podem ser obtidas no site oficial da Sigma Designs e na própria especificação agora de domínio público do Z-Wave:

(1) Press Release Sigma Designs

(2) Protocolo Z-Wave agora domínio público

(3) CEPRO

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Tags: , , ,