Blog

Microgeração de Energia Solar dispara

26 de outubro de 2016

A Microgeração de Energia Solar se transformando numa realidade para mais pessoas

Recentemente o número de instalações de placas fotovoltaicas para microgeração de energia solar disparou no Brasil.

Mas no entanto o número total ainda é muito baixo e tem muita tendência para crescer. O mercado ainda aguarda melhores condições como financiamentos, mas já é bastante acessível realizar aderir a essa tendência e deixar de pagar (ou pagar muito menos) energia elétrica. Sempre considerando que inicialmente a economia gerada amortiza o custo de instalação e depois de alguns anos a energia fica de fato com custo quase zero.

A modalidade considerada aqui é a do tipo on-grid, aquela que as placas solares são interligadas na rede de energia elétrica da casa, em conjunto com a rede da concessionária. Dessa maneira a energia gerada que não é consumida na casa no mesmo momento é injetada na rede elétrica e vai se consumida em outras casas. Isso gera um crédito para o consumidor microgerador. Esse crédito pode ser utilizado para compensar o consumo noturno quando os painéis não estão funcionando. Se a quantidade de crédito for suficiente para compensar o consumo total no mês, o consumidor tem uma conta de energia muito pequena, correspondente apenas às taxas comuns como iluminação pública e taxa de disponibilidade, que podem variar em cada cidade e concessionária.

microgeração de energia solar

Esse tipo de configuração de créditos para microgeração de energia solar se dá devido a uma série de regulamentações criadas pelo governo em 2012 (que permitiu esse tipo de ligação integrada) e revisada em 2015 (que incluiu facilidades como consumo remoto, geração compartilhada e geração comunitária em condomínios. Em breve vamos gerar posts para explicar essas modalidades.

 

Os números são bastante expressivos:

 

MÊS/ANO      Número de instalações

12/2012                     3

12/2013                     6

12/2014                    330

12/2015                    1333

07/2016                   2703

 

Para maiores detalhes veja o artigo da CBN de 24 de Setembro de 2016, logo abaixo:

 

Microgeração de energia solar dispara 156% em sete meses

Em julho de 2016, Brasil chegou a 4.432 pontos de micro e minigeração, tendo encerrado o ano de 2015 com apenas 1.729, segundo a Aneel. Apesar do crescimento expressivo, especialistas alertam que número ainda é ‘gota no oceano’ e pedem mais financiamento.
Veja o artigo completo em:

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2016/09/24/MICROGERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-DISPARA-156-EM-SETE-MESES.htm

 

Saiba mais sobre microgeração de energia solar em nosso site principal: www.integrahaus.com.br/produtos/energia-solar

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Tags: ,