Blog

Energia Solar vai abastecer uma ilha inteira

25 de novembro de 2016

Essa série de posts em nosso blog visam evidenciar as transformações latentes em nossa sociedade rumo á utilização de energias renováveis.

A instituição que mais tem se destacado pelas inovações é a Tesla, que famosa por trazer o carro elétrico em pauta de novo, agora, adquirindo sua empresa irmã (mesmos proprietários ou da mesma família), a SolarCity, vai juntar os painéis solares desta com suas mega-baterias de armazenagem de energia.

A notícia abaixo mostra mais informações de como a Tesla vai abastecer quase completamente com Energia Solar uma ilha do arquipélago Samoa Americana.

 

Desta vez o projeto consiste no fornecimento de eletricidade à ilha samoana de Ta’u através de uma rede de painéis solares e baterias que se vai encarregar de gerar quase toda a energia consumida na localidade pelos cerca de 600 residentes. O projeto assinala uma transição para as energias sustentáveis uma vez que a ilha era maioritariamente sustentada por geradores a diesel que necessitavam de mais de 400 mil litros de combustível por ano.

A instalação deste sistema de energia solar decorreu durante o último ano e foi feita em parceria entre a Tesla e a SolarCity, beneficiando dos painéis solares da segunda e das baterias da primeira.

Para atingir a capacidade máxima de armazenamento de energia o sistema precisa de sete horas de exposição solar que, por sua vez, são suficientes para alimentar a ilha durante três dias sem sol.

Energia Solar em ilha

“Viver numa ilha é sentir o aquecimento global em primeira mão. As erosões costeiras e outras alterações fazem parte da vida aqui. É um problema sério e este projeto é um bom exemplo para todos seguirem”, escreve Keith Ahsoon, residente de Ta’u, no blog oficial da Tesla.

 

Fonte: http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/aquisicao_da_solar_city_ja_da_frutos_tesla_vai_dar_energia_a_uma_ilha_inteira_de-49669jxj.html

 

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Tags: