Blog

IoT e Automação Residencial: dotdot da ZigBee

10 de Janeiro de 2017

Iot e Automação Residencial

Na última CES, que acabou em 8 de Janeiro de 2017, a ZigBee Allicance anunciou a dotdot que é uma linguagem de programação para a Internet das coisas, que fará com que seja mais fácil e natural integrar os dispositivos que falam esse protocolo sem fio para iot e automação residencial.

 

Essa aliança reúne os fabricantes do protocolo ZigBee que é um dos mais utilizados em  Automação Residencial e Casa Inteligente. No Brasil alguns integradores e fabricantes utilizam.

iot e automação residencial com liguagem dotdot da Zigbee

“Dotdot representa o próximo capítulo no compromisso contínuo da aliança zigbee para criar e evoluir padrões abertos para as redes inteligentes em nossas casas, empresas e bairros”, disse Tobin Richardson, presidente e CEO da aliança Zigbee. “A camada de aplicação que é a linguagem principal dos dispositivos zigbee tem impulsionado um crescimento significativo no IoT.”

Isso ocorre alguns meses depois que um dos principais concorrentes, a ZWave publicou abertamente a camada de comunicação (interface) do seu protocolo e controle de dispositivos, como noticiamos anteriormente. Neste caso da ZigBee a novidade só vale para os integrantes deste aliança.

 

A maioria dos aparelhos ou dispositivos IoT (que são o futuro da automação residencial) não falam a mesma língua entre si, mesmo se estiverem utilizando tecnologias similares internamente. Isso faz com que a comunicação entre os dispositivos fique uma verdadeira colcha de retalhos para o desenvolvedor de soluções, o próprio integrador, costurar. Para isso ele necessita entender as diversas linguagens, uma de cada aparelho, tornando essa integração mais demorada e dispendiosa. Isso faz com que eles acabem se especializando em um único fornecedor. Essa sem dúvida não é a melhor solução para esse problema, pois dificilmente um único fornecedor atende todas as possibilidades de um projeto.

 

Com uma linguagem única para todos os membros da rede residencial (ou predial/corporativa) a integração fica mais rápida e inteligente, pois se utiliza os melhores dispositivos, independente de fabricante. Por exemplo, pode-se interligar controladores de iluminação, sensores de presença, detectores de gases nocivos e fechadura eletrônica de diversos fabricantes que suportem ZigBee numa só programação do sistema.

Atualmente os sistemas tem diversas maneiras de se comunicar, tipicamente com uma interface de comunicação padronizada para cada protocolo ou fabricante, como a própria ZCL (ZigBee Cluster Library) da ZigBee, mas isso ainda necessita de uma linguagem de “cola” externa ao sistema integrando os produtos.

 

A expectativa é que essa linguagem, apesar de se restringir apenas aos signatários da ZigBee e afins, pode contribuir para que as integrações destes dispositivos ocorram de maneira mais natural, rápida e com qualidade para o consumidor final. Assim ele terá mais liberdade e eficiência para controlar sua casa ou estabelecimento, com iot e automação residencial.

 

https://www.speakdotdot.com/dotdot

 

Este post também publicado no LinkedIn:

https://www.linkedin.com/pulse/zigbee-lan%C3%A7a-linguagem-dotdot-para-iot-daniel-petrini?trk=prof-post

 

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+