Blog

Como escolher um sistema de automação residencial

9 de março de 2017

Faça um upgrade no lar!

Quando os moradores que estão construindo um novo lar, ou reformando, saem a procura de um sistema de automação residencial por conta própria, podem ficar bastante confusos com as opções existentes.

Geralmente o morador já conhece o tema por ter visto na casa de algum amigo ou em reportagens. Até mesmo em filmes como um item futurista.

 

As possibilidades de encontrar um fornecedor são, seguindo a recomendação de um conhecido que já fez e ele viu funcionando ou procurar por pesquisas na Internet.

Tanto por uma maneira ou outra, o morador geralmente acaba se deparando com diversas opções ao entrar em contato com alguns fornecedores.

Dessa maneira ele acaba conhecendo diversos tipos de automação residencial e diferentes produtos.

Principais itens de Casas Automatizadas

Para entender como escolher, temos também que saber mais os itens da casa que podem ter algum tipo de automação associada. Veja os principais abaixo:

Automação da Iluminação

A porta de entrada para a Automação – controlar os pontos de Luz para cenas de ambientação e praticidade de controle.
Saiba mais detalhes e explicações no link:

Automação da Iluminação

Climatização

Controle do sistema de ar condicionado, com programação de temperatura, acendimento, desligamento automático, controle remoto e integração com outros itens da casa. Pode controlar também ventiladores de teto, pisos aquecidos, tudo de acordo com seu estilo.

Cortinas Motorizadas

Sem dúvida um dos itens que mais chamam a atenção na Automação. Pode controlar via smartphone e criar cenas com iluminação ou deixar aquela iluminação correta para o Home theater.

Automação Residencial Cortina abrindo

As cortinas motorizadas são um dos principais e mais impactantes itens da Automação Residencial. Pode controlar via tablet ou Smartphone Android ou iPhone. Conheça mais em nosso site: http://integrahaus.com.br Acesse nossa Fanpage: http://facebook.com/integrahaus

Tomadas comandadas

Imagine uma tomada que liga automaticamente. Pode ser usada para abajures, aquecedores e diversos outros dispositivos. Integrado na casa Inteligente economiza energia e compõe cenários.

Sensores

Com sensores de presença, ocupação, vazamento de gás, sensores de porta ou janela, de inundação, de quebra de vidros. São uma infinidade de possibilidades que pode integrar na sua casa inteligente. Os sensores enviam informação para o sistema tratar e tomar decisões.

Produtos como o sensor acima, são especiais para casa inteligente. Agregam diversas funções como detecção de presença, ocupação (ultrasom), nível de iluminação (lux) e temperatura. Sensores como esse também podem ser ligados com sensores de abertura de porta de janela e ainda podem controlar iluminação. Tudo num só produtos de alta tecnologia.

É possível detectar que a iluminação está reduzida numa sala e abrir as cortinas. E se não for suficiente, pode se ainda acender iluminação dimerizada no ponto certo. Esse é um exemplo muito comum nos prédios inteligentes que economizam energia elétrica, mas funciona muito bem numa casa também.

Além disso, outro fator importante é a segurança residencial. Por exemplo, ao se detectar presença num ambiente no momento que os donos informam ao sistema que a casa deveria estar vazia, a automação pode ligar todas as luzes da casa e ligar a TV. Isso pode evitar uma invasão indevida.

Home Theather

No quesito Entretenimento o Home Theater ganha disparado. Telas grandes, projetores, som de alta qualidade. Junte a família para curtir aquele cinema em casa.
O Home Theater pode ser instalado com e sem automação. O sistema de automação residencial vai proporcional melhores experiências permitindo que se crie cenas que podem ser disparadas pelo celular. Por exemplo pode-se criar um “clima” na sala ao acender e desligar iluminação para deixar no ponto certo e também fechar as cortinas. A mesma cena já liga o Home, TV e configura as entradas corretas, por exemplo, ligar TV e Apple TV.
Veja mais informações nos artigos abaixo:

Automação Residencial e Home Theather

Automação Residencial com Home Theater  – Sem fio

Sonorização de Ambientes

O Som ambiente pode ser o item que faz toda diferença. Eles consistem de um amplificador ou unidade de controle que fica instalada embutida na parede e caixas de som embutidas no teto ou afixadas na parede. Geralmente podem tocar músicas do celular por bluetooth. São ideias para Som Ambiente de Varandas Gourmet, consultórios e salas de espera.
Geralmente sua instalação requer obra civil para tudo ficar embutido.
Veja algumas imagens de som ambiente no link abaixo:

Sala de Reunião com Automação

Controle da Casa via Smartphone

Outro item bastante importante é a interface de controle. Como que você vai comandar tudo isso? Como costumamos dizer, a automação de residências geralmente é controlada por teclados de parede (interruptores) que podem ser teclas comuns (também chamadas de pulsadores) e por aplicação de celular ou tablet.

Neste último caso cada sistema de automação residencial possui sua interface com usuário que contém na tela os botões para acender luzes, controlar ar condicionado, Home Theather, TV, cortinas e tudo mais que comentamos até agora.
A interface celular e tablet é um dos pontos mais fortes da automação e sugerimos ao cliente pedir amostras de como vai ficar o sistema que ele está adquirindo.

Outros itens também podem ser integrados e controlados nas casas com produtos de automação residencial:

  • Piscinas
  • Banheiras
  • Irrigação de Jardim

Com todos esses itens muita coisa pode ser realizada para deixar um lar inteligente. Isso é bom e nos interessa bastante. Agora precisamos conhecer um pouco o processo de colocar tudo isso em nossa casa.

Automação Residencial com Voz

Diversos produtos foram lançados, principalmente no mercado internacional, que permitem que se controle a casa por voz, falando comandos que são interpretados pelo sistema e que permitem acender as luzes, controlar home theater, cortinas e todos itens que estiverem automatizados.

Os principais produtos do momento são:

 

Esses devices não são originalmente centrais de automação, mas permitem que se conecte sistemas adicionais que deixam a casa inteligente.

Você tem interesse em um sistema para controlar sua casa por voz e deixá-la inteligente em um bom portugûes? Fale Conosco.

Como escolher um Sistema de Automação Residencial?

Neste processo o morador acaba se deparando com algumas encruzilhadas, sendo as principais:

  • O tipo de sistema da automação: automação sem fio ou automação cabeada.
  • Quantidade de fabricantes e marcas diferentes de produtos de automação residencial.
  • Tipos de soluções com projetos de automação simples e mais baratas ou as mais complexas, consequentemente mais caras.
  • Qualidade visual e de praticidade da App do Smartphone e tablet

Nesse momento o cliente passa a entender um pouco sobre o assunto com as informações que recebe, ou não! Ele pode ficar mais confuso ainda, pois fica inseguro em qual solução escolher para sua casa.

Ele precisa então confiar nos profissionais que melhor o atenderam e que lhe ofereceram um bom conjunto de custo/benefício. Também já passa a entender as modificações que vai ter que realizar em sua casa para receber esses novos produtos de alta tecnologia.

Com esse esclarecimento, a decisão é finalmente tomada e após acordos com a empresa integradora, os prazos e interações são fechados e ele só precisa esperar o dia que vai poder usar a automação de residências em seu lar. Final Feliz, esperamos que isso sempre aconteça!

Para ajudar a elucidar um pouco acesse os artigos mencionados acima e outros de nosso blog e nossas páginas para melhor entender as possibilidades de projeto de automação residencial que são oferecidas.

 


Para maiores informações:

Automação Residencial

Casa Inteligente

Conheça nossa Fanpage: facebook.com/integrahaus/

Se tiver dúvidas sobre Automação Residencial, não hesite em nos contatar:Automação Residencial Fale Conosco

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Tags: , , , ,