Blog

Central de Automação Residencial

24 de março de 2017

Vamos falar agora de um tema importante, a Central de Automação Residencial.

Quando falamos de automação, quase sempre vem à tona esse dispositivo, que precisamos entender bem para também entender sobre Automação de Ambientes e Casa Inteligente.

Na verdade, por incrível que pareça, em boa parte dos casos nem temos central de automação envolvida, explicaremos abaixo também como fica esse caso.

A central de automação residencial

Dentre as funções da automação para ambientes podemos citar brevemente, a automação da iluminação, automação do Home Theather, ar-condicionado, cortinas motorizadas, dentre muitos outros.

Comentamos em nossos artigos como escolher o sistema de automação residencial que traz benefícios, comodidade e eficiência para o lar. Também já explicamos sobre a Casa Inteligente e como se compara com o termo Automação Residencial.

Brevemente podemos citar as vantagens da automação residencial e mais informações.

Como fazer tudo isso funcionar? A praticidade e benefício de uma casa inteligente está justamente na integração destes produtos de uma maneira que tenha uma boa experiência para o usuário.

De modo geral os dispositivos da casa não conversam entre si: não tenho como apagar as luzes quando coloco um DVD para tocar ou quando aperto a tecla NETFLIX do controle remoto da TV.

A automação traz justamente essa comunicação entre nossos eletrodomésticos e aparelhos ligados na energia elétrica de maneira geral. Isso tudo se dá por um protocolo de comunicação, que geralmente – mas nem sempre (falaremos mais deste caso depois) – passa pela central de automação.

Podemos fazer um paralelo desta com centrais telefônicas (ou mesmo telefonistas) de antigamente. Ao pedir uma ligação, peço para a central informando o número desejado. A central vai se encarregar de contatar o destino e estabelecer a comunicação. Assim converso com um amigo ou familiar.

A mesma coisa pode acontecer entre o pressionar de um botão na parede (interruptor) e o acionamento da TV e Home Theather. Sem a comunicação entre eles, geralmente pela central para automação residencial, isso não aconteceria, pois a central recebe o comando do interruptor entende, pela sua programação, que é para ligar a TV e comunica com o dispositivo que vai de fato ligar a TV.

Central de Automação como Gateway

Uma vez que tenho essa comunicação entre os aparelhos, preciso fazer com que eles se comuniquem com meu celular ou tablet, para que eu controle minha iluminação, TV, ar condicionado, etc, de maneira amigável (ou sem me deslocar até o interruptor 🙂 ). Para fazer isso preciso passar pela rede Internet da casa (roteador WiFi). Isso ocorre com uma função típica da central de automação, ela age como Gateway, que é uma ponte entre o sistema de automação residencial e o WiFi.

Como o celular se conecta na rede Wifi, e a central de automação também, coloco ai o último elo e pelo smartphone controla todo o seu projeto de automação residencial.

Esse controle via celular chamamos de Interface, ou App da Automação. Tanto a central quanto as telas estão ligados ao Software de Automação Residencial. Em breve vamos falar mais sobre ele também.

O caso da ausência de central

E como fica o caso quando não temos central envolvida? É simples: alguns protocolos mandam os dados no barramento (que é o fio que conecta os componentes do sistema). Por exemplo, quando aperto um botão para acender a luz, neste caso, um comando sai do sistema que controla os interruptores e vai para o “barramento”. Neste momento, todos os itens da automação da casa recebem esse comando, é um tipo de “broadcast”, como se alguém falasse alto: “alguém faça tal tarefa para mim”, e o dispositivo que consegue realizar a ação (que foi programado para isso) vai atuar. Isso ocorre em automação residencial sem fio, ou wireless, também e é chamado de rede “Mesh”. Abordaremos sobre isso em posts futuros.

 


Para maiores informações:

Automação Residencial

Casa Inteligente

Conheça nossa Fanpage: facebook.com/integrahaus/

Se tiver dúvidas sobre Automação Residencial, não hesite em nos contatar:Automação Residencial Fale Conosco

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Tags: , , , , ,