Blog

Automação Residencial e Home Theather

31 de março de 2017

Conforme já comentamos em outros artigos recentes, Automação Residencial e Home Theather estão entre as principais integrações a serem realizadas  para facilitar nossa vida como morador.

A automação está ligada com o conceito de casa inteligente, pois permite uma série de recursos para controle automáticos dos itens domésticos.

Se consideramos o controle de audio e video, como podemos nos beneficiar pela automação?

Automação Residencial e Home Theather, o Cinema em Casa

Os aparelhos de audio e video são itens almejados por boa parte da população, para ter o famoso “Cinema em Casa”. Esses equipamentos geralmente contém: aparelho de TV, DVD Player, Home Theather e som multi-salas.

Uma característica inevitável deles é a grande quantidade de controles remotos!

Quem nunca se deparou com a cena abaixo de vários controles espalhados no sofá ou móveis da sala.

Isso sem falar da queda deles no chão. Principalmente com as crianças que não se preocupam muito em protege-los dos inevitáveis esbarrões que os derrubam.

A automação residencial para audio e video pode ajudar em muito esse problema.

O princípio básico de funcionamento dos controles remotos é o InfraVermelho, IR, (existem poucas exceções como os de video games como o PlayStation, que funciona por Bluetooth), que um pequeno LED emite ondas de infravermelho que saem da ponta do controle para o aparelho, TV, DVD, etc. Este por sua vez recebe o comando enviado, interpreta ele e realiza a ação, como mudar de canal.

Existem alguns itens que fazem funcionar a automação residencial e home theather, como os emissores de IR, que são nada mais que os mesmos LEDs que emitem os raios, mas agora eles ficam em fios condutores que saem do emissor de IR, este sendo um elemento programável da automação, e vão direto para os aparelhos sendo controlados, ficando fixadas na frente do receptor de IR, recebendo o comando diretamente.

Veja na foto abaixo o emissor Infravermelho (IR) separado e depois afixado numa TV:

Dessa maneira a central de automação residencial controla o home theather e outros aparelhos sem grandes interferências (de obstáculos passando na frente) e melhor,  sem controle remotos. Neste caso o fluxo de controle passa a ser:

Software de Automação Residencial -> Central -> Emissores IR -> Aparelho (TV, Smart TV, Home Theather, etc)

O controle passa a ser feito da mesma maneira que se controla a automação de casa, pelo software, a aplicação do celular/tablet, ou por interruptores na parede espalhados pela casa, que agora podem até ligar sua TV!

Veja mais o funcionamento completo sobre projetos de automação nos links abaixo.

 


Para maiores informações:

Automação Residencial

Casa Inteligente

Conheça nossa Fanpage: facebook.com/integrahaus/

Se tiver dúvidas sobre Automação Residencial, não hesite em nos contatar:Automação Residencial Fale Conosco

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Tags: , , ,