Blog

Automação Residencial com Home Theater Sem Fio

7 de abril de 2017

O que é Automação Residencial com Home Theater Sem Fio?

Em um artigo recente falamos de como controlamos os diversos aparelhos eletrônicos da casa com automação residencial ao invés dos múltiplos controles remotos.

Comentamos que os controles podem ser substituídos por emissores de infravermelho cabeados que saem da central de automação e ficam fixados nos próprios aparelhos, em frente ao receptor de IR deles.

Dessa maneira os comandos não se perdem por obstáculos e são comandados pela automação da casa que por sua vez recebe as ordens da aplicação no smartphone ou tablet.

Mas essa não é a única maneira possível.

Controlar Home Theather sem fio?

Como se é de esperar por temos automação residencial cabeada e sem fio, temos também aqui o outro lado da moeda, podemos controlar os diversos dispositivos de audio e vídeo e home theather sem fio também (como aliás são os controles remotos).

A maneira de controlar é utilizando os “IR Blasters”, podemos dizer que é um dispositivo que envia as ondas de infravermelho (IR) para “todos os lados”. Sim, isso mesmo, se não vamos colocar diversos cabos ligando cada equipamento a um emissor IR, temos que de alguma maneira atingir todos os aparelhos da estante da casa.

Essa é uma solução que também tem uma confiabilidade (saber que o botão apertado no celular ou teclado de automação vai chegar no aparelho destino) e chega a sem mais barata que o método cabeado descrito anteriomente, diminuindo o custo da automação residencial para a casa ou apartamento.

O iR Blaster contem diversos emissores LED dentro dele e com potência maior, maior até que de um controle remoto comum, assim consegue que os aparelhos recebam os comandos estando até longe do Blaster.

Essa abordagem deixa o projeto de automação residencial e home theater mais simples, pois não se passam cabos por detrás da parede, basta colocar o blaster num local estratégico “que enxerga” os outros dispositivos e ele, comandado pela central, pode executar todos as cenas e programações da Automação.

E tem mais, para se controlar os diversos ambientes de uma casa, podemos usar extensores de infravermelho, que nada são que outros emissores blaster iR que se comunicam com uma central (sem fio já que estamos totalmente wireless aqui) e conseguem repassar os comandos para outros cômodos e assim controlar unificadamente todos os dispositivos de IR da casa, como ar condicionado, TVs, aparelhos de som,  NET, Sky (e todos tipos de TV a cabo e satélite), som ambiente, ventiladores e tudo que tem controle remoto.

Existem outros tipos de IR Blaters, ou emissores de Infravermelho que são vendidos como acessórios de TV, sem necessáriamente serem parte do sistema de automação residencial. Esses dispositivos são ligados em TVs High End que tem um conector especial para emitir comandos IR. Assim o usuário configura a TV para emitir comandos para TV a cabo NET, por exemplo, e a TV que tem em seu banco de dados esses comandos, passa a emitir também quando o usuário usa o controle remoto para por exemplo desligar o receptor NET.

Automação Residencial com Home Theater Sem Fio: Emissor Blaster como acessorio da TV

Automação Residencial e Home Theater: Emissor Blaster como acessorio da TV

 

Veja outros detalhes em:

Automação Residencial e Home Theather

 


Para maiores informações:

Automação Residencial

Casa Inteligente

Conheça nossa Fanpage: facebook.com/integrahaus/

Se tiver dúvidas sobre Automação Residencial, não hesite em nos contatar:Automação Residencial Fale Conosco

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Tags: , ,