Blog

Google Home Sabe Quem Está Falando

17 de maio de 2017

O Google Home, aparelho que funciona baseado no Assistente do Google, agora suporta identificação de vozes.

Os usuários podem cadastrar sua voz repetindo as palavras chave, como “Ok Google” e associa-la ao seu perfil. Até seis diferentes de locutores podem ser associados e individualmente o sistema vai buscar seus compromissos, calendários, preferências e serviços.

<>Essa grande novidade vai permitir uma maior personalização de serviços para os membros de uma mesma residência. Quando você disser “Ok Google, bom dia”, o aparelho já vai poder lhe lembrar suas preferências de notícias e compromissos e esse conteúdo vai ser diferente dos seus filhos por exemplo.

Como Funciona o Google Home Controle por Voz

Toda essa tecnologia é baseada nos sistemas de inteligência artificial chamado “Google Assistant”, que estabelece um diálogo entre o usuário e a máquina com base em Processamento de Linguagem Natural.

Quando o usuário pronuncia uma frase os microfones captam a voz e enviam para a nuvem de servidores que converte a fala em texto, ou seja, fazem o reconhecimento de voz.

O texto precisa ser interpretado, ai que entram em cena as sofisticadas técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial. O sistema tem que entender o texto baseado em diferentes níveis de compreensão que vai obtendo da frase a medida que o processamento ocorre. Ao dizer “Como está o tempo hoje em São Paulo” o sistema interpreta que é uma pergunta sobre questões meteorológicas, que tem adverbio de tempo e que a data é hoje e o local.

Ele não faz simplesmente uma tentativa de bater o padrão do texto com equivalentes possíveis, ele literalmente entende a frase e depois disso formula uma resposta condizente com a pergunta.

Como Usar o Google Home

O Google Home é uma interface controle por voz para diversos aplicativos e aparelhos, inclusive de Automação Residencial e Casa Inteligente. Você pode pedir para tocar videos do Youtube na TV, pedir para tocar seu playlist do Spotify no próprio Google Home, que também tem alto falante, pedir para aumentar a temperatura do termostato Nest (empresa do grupo Google também). Claro que também podemos pedir filmes do Netflix!

Mas não apenas o ecossistema audio e video e produtos Google. Funciona também com diversos produtos de Automação Residencial como SmartThings, da Samsung, Philips Hue, LG e tradicionais marcas americanos como Lutron e Leviton.

Os fabricantes fazem seus dispositivos conversarem com o assistente que converte os pedidos do usuário em comandos. Então para muitos usuários dizer “Apagar todas as luzes”, a automação da iluminação por voz, já é uma realidade.

Disponibilidade

O Google Assistant está disponível nos sistemas Android, nesse caso identifica o dono da conta do Smartphone e suporta diversas apps. No Google Home, por ser uso comunitário, agora suporta a identificação do usuário, como mencionado acima.

Os recursos de conversação em linguagem natural são aprimorados a cada nova versão do software e estão disponíveis com recursos mais avançados em inglês.

Agora está disponível também para iOS, desde Maio de 2017.

Esperamos que em breve surjam produtos com nosso bom português Brasileiro para que possamos também usufruir dos benefícios dessa tecnologia inovadora!

Mais artigos relacionados:

Google Home Usado Para Promoção

Google Lança Produto de Automação Residencial com Voz

Video da Divulgação (em inglês)

Carpool | Google Home now supports multiple users

Google Home is powered by the Google Assistant. Starting today, Google Home supports multiple users. Now the Assistant can distinguish your voice from others, so you can get a more personalized experience at home. Learn more: https://goo.gl/Uo1IFD

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Tags: , ,