Blog

Teclados de controle de automação

21 de agosto de 2017

Já comentamos como os tablets ajudam na automação. Mas dependemos apenas deles para ter o controle total e confortável? E o teclado de automação residencial?

Controle de iluminação com display

Controle de Iluminação com display

Os teclados de automação residencial são diferentes de interruptores comuns, apresentam comportamente diferente, os principais tipos são:

Interruptor comum

Podem ser usados no projeto de automação residencial mas não é usual.

É assim que funciona os interruptores tradicionais, como o famoso “Pial”. Ao entrarmos numa sala e ligar a luz, ela fica ligada até alguém ir e colocar o interruptor de volta na posição original.

Pulsadores

São os botões tipo liga e desliga (on/off).

Externamente, ele pode parecer com um interruptor comum, que é do tipo sempre ligado ou sempre desligado.
Por outro lado, os pulsadores nunca ficam em um estado, eles sempre ligam e desligam na sequência. Geralmente eles possuem uma mola que os faz voltar para a posição original.

Assim podemos enviar um comando para o controle de iluminação por exemplo e logo na sequencia enviar o mesmo comando. Neste caso o sistema de automação vai criar a lógica de funcionamento. Essa é a diferença com o interruptor comum, o pulsador nunca comanda diretamente a carga. Ele envia um comando para o sistema que controla.

Assim fica mais flexivel, pois os pulsadores servem para o usuário se comunicar com a automação da casa e esta que vai, de acordo com sua programação, executar a ação, que pode ser acender uma iluminação, ligar o Home Theater ou ativar uma cena.

Teclados inteligentes

Uma terceira categoria são os teclados eletrônicos.

São teclados eletrônicos que não disparam acão diretamente. Quando apertamos um botão um elemento inteligente, um microcontrolador) capta esse pressionar e envia uma informação digital na comunicação da casa automatizada.

Casa Inteligente teclado de controle

São mais parecidos com os pulsadores uma vez que seu acionamento gera um comando para o sistema de automação. Eles tem algumas vantagens como são mais compactos e podem ter mais funções como mostrar temperatura, mostrar indicação luminosa se uma cena está acionada, e também ter funcções múltiplas, como:

-um aperto: cena Acender Living Room

-dois apertos na tecla (como se fosse um “duplo click”): ativar som ambiente

Dentre outras.

Os teclados inteligentes também podem ter display de Touchscreen e ter muitas funções como controle de ar-condicionado e irrigação.

Tela sensível ao toque para Automação Residencial

Display Touch para Automação Residencial

 

Que conhecer mais sobre os tipos e produtos de teclado de automação residencial, nos mande uma mensagem.

 

Para mais informação visite outros artigos:

Automação da Iluminação

Como escolher um sistema de Automação Residencial

CompartilharShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Tags: ,