Como Funciona Automação Residencial?

Como Funciona Automação Residencial?

Vamos descrever brevemente como funciona automação residencial: para tornar um lar inteligente, são necessários diversos dispositivos que monitoram e acionam itens de sua casa.
Por exemplo, ao detectar que o ambiente atinge determinada temperatura o ar condicionado pode ser acionado automaticamente, o mesmo para seu desligamento. Aqui ocorreram pelo menos três atividades:

1. Inicialmente um sensor (exemplo: de temperatura) coleta dados do ambiente e os transmite;

2. Uma central de automação, recebe as informações do sensor e decide internamente, pela sua programação (feita pelo profissional), que deve acionar o ar condicionado;

3. Finalmente o ar condicionado é ativado na temperatura desejada por um comando enviado pela central.
Esses principais elementos são:

• Sensores
Os sensores são elementos que captam mudanças em grandezas diversas como temperatura e movimento e transformam em sinal elétrico. Além disso eles também tem inteligência suficiente para transmitir essa informação.

• Atuadores
Os acionamentos são quem realizam as ações. De uma maneira simples, o interruptor de luz e nossos controles remotos de televisão são acionadores. Na automação os atuadores recebem comandos e realizam as ações.

• Central de controle
Para que esses itens possam se conectar eles precisam de uma central de controle, também chamada de central de automação residencial e cada dispositivo deve de alguma maneira conversar com ela, isso se dá por protocolos de comunicação.
Pela programação/configuração da central é que os equipamentos fornecem toda essa “inteligência” e comodidade para nós. A central também permite acesso á redes externas, habilitando assim o acesso ao smartphone por Wi-Fi e Internet.
Quanto o protocolo de comunicação entre os dispositivos, este ocorre de uma maneira com fios (interligando com a central) ou sem fio. Cada modalidade tem seus benefícios e vantagens comparativas.

Benefícios

Um dos principais exemplos que temos é a substituição de inúmeros controles remotos. Podemos deixar para trás todos os controles remotos da casa e utilizar apenas o celular para controlar TV, NET, Home Theater, Ar-condicionado, Cortinas Motorizadas, aparelho de som, som ambiente e todos que aparecerem. Tudo isso colocando um sistema de automação residencial, que pode ser simples e de de baixo custo e já atingir esse objetivo.

Como Funciona Automação Residencial: Troque seus controles

Troque inúmeros controles remotos da casa pela automação

A importância da Integração dos sistemas

Como vimos, temos diversos produtos e tecnologias diferentes envolvidos portanto, geralmente não são comercializadas por apenas um fabricante.
Devido a esse fator, profissionais se especializam na Integração dessas tecnologias e produtos de automação residencial.
Nós escolhemos sempre os melhores fornecedores e produtos para que possamos lhe entregar os benefícios da Casa Inteligente integrando os dispositivos em seu lar deixando-os com uso intuitivo e confortável.

Para saber mais como funciona automação residencial, acesse nossos artigos explicativos abaixo:

Como escolher um Sistema de Automação Residencial

No artigo acima você vai conhecer todas as possibilidades da automação e nossas recomendações para que encontre um sistema que encaixe no seu estilo de vida.